Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Seguro-desemprego pode ser devido para quem faz parte de sociedade empresária

Publicado por CHC Advocacia
há 8 anos

http://www.youtube.com/embed/IucstvNWrAE

Nosso sócio, o advogado Emanoel Gurgel, resume a recente decisão do TRF4. Assista agora.

Veja mais sobre Direito Previdenciário e Trabalhista em nosso site.


Veja a notícia original abaixo:

Funcionário demitido sem justa causa que se inscreva como facultativo (estagiário, bolsista ou dona de casa) na Previdência Social ou passe a ser sócio de empresa pode continuar recebendo o seguro desemprego desde que comprove não ter renda própria. Sob esse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, na última semana, liminar que obrigou a União a restabelecer o benefício a uma moradora de Joaçaba (SC).

Em novembro do ano passado, depois de receber apenas três parcelas do seguro, a mulher teve o pagamento das duas últimas cancelado. Por meio de uma consulta à Receita Federal, o Ministério do Trabalho descobriu que ela figurava como sócia de uma empresa ativa.

A segurada ingressou com um mandado de segurança contra a União na 1ª Vara Federal da cidade. Ela alegou que a abertura de uma firma não significa a garantia de renda e pediu a continuidade da prestação.

No primeiro grau, a autora conseguiu comprovar que a empresa não gerou lucros suficientes para sua subsistência durante o período. Após a Justiça determinar, por meio antecipação de tutela, o pagamento das parcelas restantes, a União recorreu ao tribunal.

O relator do processo na 3ª Turma, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, negou o apelo. Em seu voto, o magistrado disse: “a circunstância de recolhimento de contribuição previdenciária como contribuinte individual, ou a mera manutenção do registro de empresa, não estão elencadas nas hipóteses de cancelamento ou suspensão do seguro-desemprego, de forma que não é possível inferir que a impetrante percebia renda própria suficiente a sua manutenção e de sua família”.

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia
  • Publicações54
  • Seguidores443
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5204
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguro-desemprego-pode-ser-devido-para-quem-faz-parte-de-sociedade-empresaria/349392694

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRF03 - Ação Mandado de Segurança com Pedido de Concessão Liminar para Liberação de Seguro Desemprego - Mandado de Segurança Cível - contra União Federal

Leonardo Teles Gasparotto, Advogado
Notíciashá 8 anos

Advogada que exerce profissão não tem direito a seguro desemprego, decide Advocacia-Geral da União

Petição Inicial - TRT09 - Ação Mandado de Segurança c/c Pedido Liminar - Msciv

João Leal, Assistente Administrativo
Artigoshá 7 anos

Ser sócio de empresa não impede recebimento de Seguro-desemprego

Posso continuar recebendo Seguro Desemprego se eu começar a trabalhar?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Há grandes possibilidades de dificultarem para o individuo a possibilidade dessa ajuda, bem agora em que se faz tão necessário. continuar lendo

E uma poça vergonha o que tá acontecendo hoje no Brasil eu também bem tive meu seguro desemprego negado por meu nome fazer parte da diretoria de uma igreja aberta na garagem da minha casã sendo uma entidade filantrópica não recebo salário a igreja sobrevive de doações voluntária eles entenderam que tem um cnpj em meu nome isso basta pra eles negarem o que de direito meu
Se tiver algum advogado interessado pode me ligar 11997823696 continuar lendo